Pós-graduação presencial ou a distância: qual escolha é a melhor?

Homem a caminho da educação

Se você já concluiu seus estudos de graduação e pensa em dar continuidade a sua formação, talvez seja a hora de decidir qual forma de cursar a pós é a melhor para você. Atualmente, existem muitas opções de cursos tanto presenciais, quanto semipresenciais ou a distância. Logo, cabe exclusivamente a você escolher a modalidade que melhor se adapte a sua rotina, bem como aos seus objetivos e necessidades.  

Portanto, é necessário levar em consideração as possibilidades existentes e ponderar a respeito de qual opção é a mais vantajosa no seu caso. O planejamento da carreira é fundamental na hora de fazer a escolha, refletindo se a pós-graduação presencial ou a distância é o melhor caminho a seguir. 

Sendo assim, trazemos até você algumas considerações sobre as diferentes formas encontradas no mercado de cursos de pós-graduação presencial, semipresencial ou de EAD (Educação a distância). Cabe a você conhecer um pouco mais sobre cada uma e considerar aquela que melhor represente os seus interesses, de acordo com sua disponibilidade, é claro. 

Pós-graduação presencial 

É a forma mais tradicional de ensino, no qual as aulas são realizadas presencialmente, ou seja, é necessária a presença do aluno na instituição para que possa acompanhar as aulas, realizar o curso e assim obter seu título. Dessa forma, é necessário o comprometimento do aluno em se deslocar até a unidade física do curso escolhido e seguir os dias e horários das aulas, cuidando para não obter uma quantidade de faltas que acabe prejudicando seu desempenho e impossibilitando sua formação. 

Se por um lado nessa modalidade pesa mais a questão geográfica e física, por outro, a pós-graduação presencial apresenta a vantagem de tornar possível a troca de saberes entre colegas, como também com os professores, de uma maneira mais direta. O meio acadêmico acaba possibilitando que redes de contato sejam criadas, devido ao convívio e intercâmbios que acabam ocorrendo durante as aulas e também fora delas, por representar um modo mais social de compartilhar conhecimentos. Não que as outras modalidades também não possam dar espaço às trocas, mas com certeza elas se dão de forma mais óbvia na pós-graduação presencial.

Educação a distância (EAD)

Uma das grandes conquistas que a internet tornou possível se trata da EAD, uma forma de levar conhecimento a todos, em qualquer lugar do planeta, democratizando os saberes, auxiliando no compartilhamento facilitado de ideias e conteúdos, oferecendo o acesso à educação a quem tiver interesse. 

Com a EAD, hoje em dia, é possível realizar cursos de graduação e pós-graduação, obtendo seu título sem ter que se preocupar em sair de casa. Isso mesmo, a grande vantagem do ensino a distância diz respeito à facilidade de criar seus próprios horários de estudo e gerenciar sua formação da forma que você achar melhor. Sua única preocupação será com provas, avaliações e com o trabalho final que, geralmente, devem ser realizados presencialmente.

Outra vantagem diz respeito ao fator financeiro, uma vez que os cursos online costumam ser mais baratos que a pós-graduação presencial, por exemplo. Nesse sentido, a EAD pode acabar representando uma boa economia para o seu bolso ao final do curso em comparação à modalidade tradicional. 

Mas, atenção, antes de escolher um curso EAD procure se informar se a instituição já tem a aprovação do MEC e se o curso também está regularizado. Essas informações podem ser buscadas na página do Ministério da Educação, não se esqueça! 

Cursos semipresenciais

Para aqueles que estranham a ideia de estudar a distância e preferem um modelo mais parecido com o da pós-graduação presencial os cursos semipresenciais podem representar uma boa saída. Mesclando as duas modalidades, presencial e EAD, os semipresenciais alternam atividades online com encontros presenciais que costumam acontecer mais esporadicamente do que o curso presencial tradicional. Geralmente, são realizados um ou dois encontros semanais, deixando mais tempo livre para o aluno. 

Parte do curso pode ser realizado virtualmente, em um ambiente de ensino semelhante ao modelo de EAD. A diferença é que, nesse tipo de ensino, o aluno deve seguir uma carga horária estipulada de forma presencial, na própria instituição de ensino, comparecendo em alguns dias, seja para participar de aulas, avaliações ou outras atividades relacionadas à formação. 

As três modalidades de pós-graduação oferecem diferentes vantagens. Entretanto, de qualquer forma, é importante ter em mente as alternativas à pós-graduação presencial, sabendo que existem outras possibilidades disponíveis que podem vir a facilitar seu acesso ao ensino. Os cursos a distância representam uma grande facilidade para quem quer voltar a estudar e não tem muito tempo disponível ou para aqueles que moram em regiões com poucas ofertas de universidades e programas de pós. 

De uma forma ou de outra, estão aí as possibilidades para você voltar aos estudos ou dar continuidade a sua formação. E então, já definiu qual a melhor opção para você?    

Deixe um comentário