Como evitar o novo Coronavírus com essas 5 atitudes

Como evitar o novo Coronavírus com essas 5 atitudes

Com mais de 3 milhões de infectados em 185 países, já são mais de 200 mil mortes por conta do novo Coronavírus. No Brasil, mais de 60 mil pessoas estão confirmadas com a doença e mais de 4.200 já faleceram.

Com início em Hubei na China, o novo Coronavírus se alastrou mundo a fora rapidamente e segue sendo um dos vírus mais letais registrados, com uma pandemia sem precedentes.

Sem um medicamento próprio para seu combate, o novo Coronavírus pode ser evitado seguindo algumas regras básicas de higiene e cuidados sociais. Neste artigo, veja 5 dicas das atitudes mais eficazes para evitar a doença e garantir a sua saúde e de sua família.

Fique em casa!

A primeira dica é uma das alternativas mais seguras para conter doenças contagiosas: fique em casa! Na história durante grandes pandemias como essa que estamos vivendo, as pessoas eram orientadas e até obrigadas a se abrigarem em suas residências até passar o surto.

A ideia, é evitar que o contágio continue e diminua a força e prevalência do vírus, que sem hospedeiros, acaba morrendo. Em muitos países como a própria China, epicentro do novo Coronavírus, a doença só foi controlada e praticamente está sem casos novos nos últimos dias, por conta de uma quarentena rígida que aos poucos é flexibilizada pelo governo.

Mantenha distância segura das outras pessoas

Inicialmente, a dica era ficar no mínimo 1 metro de cada pessoa para conter a contaminação da doença, porém dados novos mostram que o melhor é aumentar esse distanciamento para 2 metros ou mais, se possível.

Estudos mostram que pessoas conversando muito próximas, podem ter troca de fluidos como saliva e suor por exemplo, e facilitar o contágio. Além disso, o uso de máscara para tampar a boca e nariz é fundamental para diminuir ainda mais essa chance de passar o vírus.

Lave sempre as mãos e use luvas quando necessário

Lave sempre as mãos

Muitas doenças começam pelas mãos, por conta do toque diário com várias coisas ao longo do dia. Especialistas advertem que o cuidado com a higiene é fundamental para manter o novo coronavírus o mais longe possível.

A dica é sempre lavar as mãos quando for ao banheiro e antes e depois das refeições, usando água e sabão e no caso de não ter esse recurso, usar álcool em gel ou líquido 70%. Caso você trabalhe em áreas de risco como hospitais ou cemitérios, a dica é reforçar o cuidado usando luvas descartáveis.

Fortaleça sua imunidade

Mesmo tomando todos os cuidados, nada será mais importante que estar com a saúde em dia. Os especialistas tem dito que o que cura ou evita o contágio mesmo é uma boa imunidade contra ele, portanto a dica é fortalecer ainda mais seu corpo, por que mesmo que seja contaminado, as chances de ser assintomático ou ter os sintomas leves, será maior.

Além disso, com uma boa saúde, a doença não terá chance de contaminação. Por isso, se alimente bem de forma equilibrada, beba água regularmente e no mínimo 2 litros por dia, faça atividade física diária e tenha um sono reparador todas as noites, garantindo assim um sistema imunológico mais potente contra o novo Coronavírus.

Atualização na área da saúde

Para combater as doenças, assim como o novo Coronavírus, é importante que médicos e especialistas estejam sempre estudando. É possível fazer cursos online de qualidade e com certificado, para enriquecer seus conhecimentos na área.

Deixe um comentário